DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #24

18-07-2023

Dica de Ciência Aberta #24

A promoção da Ciência Aberta junto dos investigadores é uma tarefa bastante importante para a Biblioteca da FCT NOVA e desde junho de 2022 já publicamos 23 Dicas sobre diversos aspectos da Ciência Aberta.

As Dicas de Ciência Aberta são publicações quinzenais feitas nas redes sociais da Biblioteca que apresentam informação, iniciativas, boas práticas, serviços, ferramentas ou plataformas que podem ser bastante úteis para os investigadores.

Já falamos sobre como dar um BOOST a sua investigação, esclarecemos alguns Mitos sobre o Acesso Aberto e os Direitos de Autor e indicamos como escolher licenças Creative Commons.

Já demos algumas Dicas sobre dados de Investigação: como tornar os Dados de Investigação FAIR; como Citar e Referenciar Dados de Investigação; apresentamos Ferramentas para Anonimização de Dados de Investigação e falamos sobre a Publicação de Data Papers em Data Journals.

Também já demos dicas para auxiliar na publicação de artigos de modo a  usufruir dos Acordos Transformativos da B-ON,  fugir das Revistas Predatórias e das Revistas Clonadas e percebem melhor o que são os Identificadores Persistentes e as Altmetrics.

Apresentamos algumas plataformas interessantes como as que estão no OpenAIRE Nexus, o Argos, o Zenodo, o DOAJ e o DOAB ou o CORE Discovery. E, claro, falamos sobre como escolher um repositório confiável. sobre o  Repositório da Universidade Nova de Lisboa e sobre os Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.

 

Aproveite as férias para rever as Dicas de Ciência Aberta e em Setembro voltamos com mais.