DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #20

23-05-2023

Dica de Ciência Aberta #20

Um estudo publicado na Nature em 2019 define as Revistas Predatórias como:

Na prática, são revistas que exploram o modelo de publicação em Acesso Aberto Dourado, ou seja, aquele em que o autor paga uma taxa de publicação (APC) para a publicação ficar em acesso aberto. É preciso clarificar que as Revistas em Acesso Aberto não são sinónimo de Revistas Predatórias, porém as Revistas Predatórias estão em acesso aberto pois utilizam desta modalidade para enganar os autores.

As Revistas Predatórias não têm relevância científica pois:

  • Não estão indexadas em bases de dados científicas credíveis, o que as torna “invisíveis”, isto é, não são consideradas em métricas como, por exemplo, o Fator de Impacto; 
  • São de qualidade bastante questionável, uma vez que o peer-review neste tipo de revista é praticamente inexistente; 
  • Há revistas predatórias que mostram nos seus websites informação falsa sobre métricas; 
  • São difíceis de detetar pois geralmente o nome, e até a interface dos websites, parecem bastante científicos ou lembram nomes de outras revistas legítimas e credíveis.

Jeffrey Beall, apontado como o primeiro a ter utilizado o termo “Revistas Predatórias” num artigo publicado em 2012, diz que os editores destas revistas são desonestos e visam enganar os investigadores, especialmente os que estão no início de carreira.

Normalmente, este tipo de revista aborda os investigadores por e-mail, supostamente convidando-os a publicar um trabalho apresentado num congresso ou até mesmo as suas teses ou dissertações e cobram taxas de publicação não muito elevadas, de forma a apresentar uma oferta bastante tentadora. Além disso, costumam publicar em modo contínuo, sem prazos de submissão e com publicação muito rápida, por exemplo, em menos de uma semana. Essa rapidez é um dos indícios da fraca ou inexistente revisão por pares.

Estas 2 listas podem ser consultadas antes da submissão de um artigo numa revista que não conheça:

Como é bastante difícil manter listas como estas curadas e atualizadas, a ferramenta https://thinkchecksubmit.org/ também pode ser um importante aliado para identificar revistas predatórias.

Acompanhe nas próximas Dicas como identificar Revistas Predatórias.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.