DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #4

13-09-2022

Dica de Ciência Aberta #4

O RUN é o Repositório da Universidade Nova de Lisboa. Quer saber por que deve arquivar as suas publicações no repositório?

  • O RUN foi criado para arquivar, gerir, preservar e permitir o acesso à produção intelectual da UNL, com isso, além de dar visibilidade imediata ao que é produzido na UNL, ele também preserva para as futuras gerações a memória do trabalho científico e técnico da Universidade.
  • As obras disponibilizadas através do RUN estão abrangidas pela Licença Creative Commons e estão protegidas por leis de copyright, com todos os direitos reservados.
  • O RUN está integrado na Rede de Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e na B-ON, além de ser indexado pelo Google, ou seja, as publicações arquivadas no RUN aparecem em pesquisas realizadas nestas plataformas.

  • O RUN também está integrado com o sistema Ciência ID, o que possibilita integração direta com o Ciência Vitae.
  • O arquivo das publicações, teses e dissertações no RUN cumpre os requisitos de Acesso Aberto dos principais financiadores de ciência europeus e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT).

  • O RUN suporta diversos formatos de ficheiros, atribui identificadores únicos (handle) para cada documento e suporta diversos metadados para descrição dos registos.
  • O RUN pode ser alimentado diretamente pelos dados do PURE, ou seja, as informações adicionadas no PURE sobre as publicações, incluindo os respetivos ficheiros, migram para o RUN. É muito importante que tanto os metadados colocados no PURE estejam corretos, assim como o documento seja a versão que pode ser disponibilizada em Acesso Aberto. Portanto, se pretende depositar no RUN uma publicação para cumprir com a Política de Acesso Aberto, deverá depositá-la no PURE para ficar disponível no RUN.

É  importante lembrar que o Artigo 50 do Decreto-Lei n.º 115/2013 define como obrigatório o depósito das teses de doutoramento, de outros trabalhos apresentados para obtenção do grau de doutor e das dissertações de mestrado num repositório integrante da rede RCAAP.

 

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.