DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #19

09-05-2023

Dica de Ciência Aberta #19

O CORE Discoveryé uma ferramenta, desenvolvida pela Universidade Aberta do Reino Unido e pelo JISC, que auxilia na descoberta de versões em Acesso Aberto de artigos científicos.

Ao pesquisar automaticamente outras versões de um mesmo documento, o CORE Discovery reduz o tempo necessário para aceder ao texto integral de trabalhos científicos e aumenta a quantidade de resultados que podem ser encontrados numa pesquisa.

O CORE Discovery está disponível em três formatos

  • Extensão de browser de internet;
  • Plugin para repositórios permite a ligação para outras versões em acesso aberto;
  • API para programação.

O CORE Discovery processa informação de um grande número de fontes confiáveis para apresentar documentos em acesso aberto. Quando não existem documentos em acesso aberto, apresenta resultados similares em acesso aberto. 

Com a extensão ativa, ao realizar um pesquisa em bases de dados ou no Google Scholar e selecionar o resultado pretendido, o ícone do CORE Discovery aparece automaticamente no canto superior direito do ecrã: 

  • a verde, se o conteúdo já estiver aberto; 
  • a laranja, caso se trate de um recurso pago.

Para aparecer a lista das versões em acesso aberto como preprints, ou caso não existam, de artigos similares em acesso aberto, basta clicar no ícone laranja.

A utilização é gratuita e a extensão para o Google Chrome ou Chromium, pode ser encontrada aqui, para Mozilla Firefox aqui e para o Opera aqui.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.