O que é o FabLab

A BIBLIOTECA DA FCT-NOVA apoiada pela Embaixada Americana (American Corners) iniciou a adaptação de um espaço localizado no Ed. IV para instalação de um FabLab (“Laboratório de Fabricação” do inglês “Fabrication Laboratory”) - uma pequena oficina oferecendo fabricação digital personalizada.

Um FabLab (“Laboratório de Fabricação” do inglês “Fabrication Laboratory”) é uma pequena oficina oferecendo fabricação digital (pessoal). Estes espaços são em geral equipados com um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e materiais diversos, com o objetivo de fazer quase tudo (a imaginação é o limite!), permitindo usar produtos tecnológicos geralmente só acessíveis para produção em massa.

Embora os FabLabs ainda não entrem em competição com a produção em massa e na economia de escala associada à fabricação de produtos amplamente distribuídos, já demonstraram potencial para criar dispositivos inteligentes para sua própria utilização. Estes dispositivos podem ser adaptados às necessidades locais ou pessoais, em utilizações/aplicações que não seriam práticas ou económicas usando a produção em massa.

Um aspeto importante é o modus operandi e a aprendizagem, além do espírito de partilha de conhecimento e know-how envolvidos no desenvolvimento dos projetos, alargado a toda a comunidade de utilizadores, e mesmo projetos de teses ou protótipos para uma pequena empresa.

A FCT tem a intensão de desenvolver unidades curriculares em torno destas atividades.

 

 

 

 

Leituras Científicas

Título:
 Plastic Ocean

Outras Leituras

 

Título:
 O Homem que Corrompeu Hadleyburg