DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #23

04-07-2023

Dica de Ciência Aberta #23

Os Indicadores Bibliométricos são utilizados para medir o impacto de projetos de investigação, revistas, artigos, investigadores e instituições. 

O indicador mais conhecido é o Fator de Impacto (FI) de revistas científicas, criado por Eugene Garfield em 1995 com o objetivo de selecionar revistas para o Science Citation Index (SCI). Como o cálculo do FI é feito tendo por base o número de citações recebidas pelos artigos, ao longo de um período determinado de tempo, o FI reflete apenas o alcance da publicação no meio académico.

Com a expansão da comunicação científica no meio digital, abriu-se a possibilidade para o desenvolvimento de métricas científicas alternativas, complementares e mais abrangentes, que avaliam o impacto da investigação, em tempo real, noutros meios além das revistas científicas e noutros públicos. 

Em 2009 a PLOS passou a atribuir indicadores ao nível dos artigos (article level metrics) que oferecem estatísticas mais reais sobre o impacto específico de um artigo, dando origem às altmetrics.

Pode-se dizer que as altmetrics medem a visibilidade que uma investigação recebe online, seja no meio académico, seja na comunicação em geral.

Priem, Taraborelli, Groth e Neylon publicaram um manifesto em 2010 que aponta que as altmetrics, graça à sua diversidade, maximizam a medição do impacto de uma publicação, especialmente porque cada vez mais os artigos são acompanhados de elementos complementares, como por exemplo os conjuntos de dados e códigos, as altmetrics permitem filtrar as menções e utilização destes outros elementos, o que agrega valor à publicação. Para além disso, as altmetrics também permitem medir o impacto agregado da própria investigação por meio da recolha de dados estatísticos das menções nas redes sociais e noutros meios de comunicação.

A PlumX Metrics e a Altmetric são companhias que oferecem soluções para a recolha de dados sobre a atenção recebida por uma publicação científica, no meio digital, através da captura de dados nas redes sociais e websites, tais como tweets que mencionam a publicação, gostos no Facebook, capturas, menções na Wikipédia ou na comunicação social e uma série de outras interações.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.