DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #13

07-02-2023

Dica de Ciência Aberta #13

Amnesia é uma plataforma que permite a anonimização de dados confidenciais,  por meio de algoritmos. É mais uma das ferramentas integradas no OpenAIRE.

Dados anonimizados não são limitados pelo RGPD e podem ser usados sem a necessidade de consentimento, o que reduz bastante o esforço necessário para extrair valor.

Amnesia permite a criação de conjuntos de dados anonimizados, a partir de dados pessoais, e garante que estes não possam ser vinculados aos dados originais.

A utilização é simples, o processo de animização pode ser feito muito rapidamente, sendo apenas necessário realizar o download da ferramenta, disponível para Windows e Linux,

Basta que o conjunto original de dados esteja num ficheiro de texto simples, com qualquer tipo de delimitador (por exemplo, um carater a separar campos diferentes) para cada campo de um registo.  Amnesia possui um assistente de importação que reconhece automaticamente o tipo de dado e pede ao utilizador para confirmar e selecionar quais os campos que participarão no processo e quais ficarão de fora.

Está disponível, no website, um Demo Online, em que é possível fazer um teste sem a necessidade de realizar o download.

 

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.