Literacia da Informação

O projecto de Literacia da Informação da Nova desenvolveu-se enquadrado no princípio da aprendizagem ao longo da vida, preconizado pelas Nações Unidas e UNESCO e no qual se defende que o domínio de competências na selecção e uso eficiente da informação é essencial para o desenvolvimento pessoal e social.

Estudos feitos comprovam que os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir, avaliar ou aproveitar de forma estratégica e ética as enormes quantidades de informação a que acedem.

A literacia da informação pressupõe um conjunto de competências que um cidadão informado necessita para participar de forma responsável, activa e crítica na sociedade.

O objectivo do projecto da Nova é preparar os estudantes para que enfrentem com êxito ambientes de informação cada vez mais dinâmicos e complexos, com vista à melhoria do seu desempenho académico.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia, no âmbito do projecto de Literacia da Informação da Nova desenvolve ainda projectos paralelos com escolas do ensino secundário da zona envolvente, como a Escola Secundária dos Casquilhos (Barreiro), a Escola Emídio Navarro (Almada) e a Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento – EPED (Monte da Caparica), onde faz formação a docentes e alunos sobre como preparar um trabalho académico, fontes de Informação, ética da Informação, plágio, referência, citação e Web 2.0.

Para mais informações contacte: Maria do Rosário Duarte, mrd@fct.unl.pt ; Ext. 15704

Leituras Científicas

Título:
 Plastic Ocean

Outras Leituras

 

Título:
 O Homem que Corrompeu Hadleyburg