A comunidade académica da NOVA FCT tem acesso a vários recursos de informação científica em suporte digital – ebooks e revistas. O acesso é feito através do IP (no Campus) ou por VPN (fora do Campus) fazendo uso das credenciais de acesso ao CLIP.
A comunidade tem, também, acesso ao NOVA Discovery um serviço centralizado que permite pesquisar, simultaneamente, em todos os catálogos bibliográficos das UOs da NOVA, no RUN – repositório da NOVA e na B-On.

A B-On disponibiliza o acesso ilimitado e permanente ao texto integral de milhares de periódicos científicos e e-books de várias editoras científicas de referência.
Editoras e recursos incluídos na B-On aqui

A Web of Science (também acessível via B-On), agrega um conjunto de bases de dados com milhares de publicações periódicas de várias áreas científicas.
Estas bases, disponibilizam instrumentos de análise de citações que permitem determinar a importância relativa das publicações em cada área científica.
A Scopus é uma base de dados de resumos e citações de revistas científicas para áreas como: ciências, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades.
![]()
A Cambridge University Press publica conteúdos académicos desde 1534.
Através da coleção Cambridge Core, pode aceder a revistas científicas, monografias e obras de referência. Pode consultar os títulos aqui
A Universidade NOVA de Lisboa fez um acordo transformativo com a Cambridge University Press, através do qual os investigadores da NOVA poderão publicar, em revistas abertas ou híbridas da mesma coleção, sem custos de processamento de artigos (APCs).
![]()
Através do catálogo de Biblioteca, pode aceder às coleções de e-books de Matemática e Estatística da Springer, dos anos de 2005 a 2024. Estas coleções contêm milhares de títulos nas áreas de: Análise, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Computacional, Processos Estocásticos, História da Matemática, Equações Diferenciais, Física Matemática, Teoria dos números, entre outras.
A SpringerNature Experiments é uma base de protocolos laboratoriais que disponibiliza mais de 80 000 protocolos de laboratório editados desde 1980, passo a passo. Todos os anos são acrescentados perto de 2.000 novos protocolos. Agora com uma solução da IA incorporada para a criação de protocolos, a MUSE.
Áreas temáticas abrangidas: Biochemistry; Bioinformatics; Biotechnology; Cancer Research; Cell Biology Genetics; Genetics/genomics; Imaging; Immunology; Infectious Diseases; Microbiology; Molecular Medicine; Neuroscience; Pharmacology; Plant Sciences; Protein Science.
A Sage Premier disponibiliza mais de 1000 revistas de mais de 500 associações académicas e profissionais, nas áreas de economia, ciências, tecnologia, humanidades, ciências sociais e medicina.

A MathSciNet® disponibiliza o acesso a 650 periódicos. Engloba a Mathematical Reviews, que teve início em 1940 e apresenta dados bibliográficos de artigos que remontam ao início do séc. XIX.
Contém mais de 3.6 milhões de itens e mais de 2.3 milhões de links diretos para os artigos originais e permite a pesquisa por dados de citação e por DOI.
![]()
DOAJ (Directory of Open Access Journals)
O DOAJ é um diretório de revistas de acesso aberto, de várias áreas científicas e línguas, que cumprem critérios de qualidade como a revisão por pares.
![]()
Doab (Diretório de livros de acesso aberto)
O DOAB é um diretório de livros científicos em acesso aberto, com revisão por pares, ajudando os utilizadores a encontrar editoras confiáveis que publicam livros em acesso aberto.

A PubMed Central é um repositório digital de artigos científicos, em texto integral, para as áreas de biomedicina e ciências da vida.

A PubMed é uma base de dados de citações e resumos de literatura para as áreas de biomedicina, ciências da saúde, ciências da vida, ciências do comportamento, química e bioengenharia. A PubMed compreende mais de 30 milhões de citações.
O PubMed fornece adicionalmente acesso a sites relevantes, links para outros recursos de biologia molecular do NCBI.

Scielo (Scientific Electronic Library Online) é uma biblioteca eletrónica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos ibero-americanos. Promove as revistas científicas portuguesas, difundindo mundialmente a produção científica nacional de qualidade.
Em 2015 foi integrada na Web Of Science.

PLoS (Public Library of Science)
A PLOS é uma editora de revistas científicas nas áreas das ciências da vida, da medicina e saúde.

A BMC disponibiliza o acesso a revistas científicas nas áreas de biomedicina, física, matemática e engenharia.

O arXiv® é um arquivo aberto para artigos científicos nas áreas de física, matemática, informática, biologia quantitativa, finanças, estatística, engenharia eletrotécnica e de sistemas e economia. Funciona como uma plataforma de pré-prints e pós-prints em que os autores depositam diretamente os seus trabalhos.
As submissões no arXiv estão sujeitas a um processo de moderação, mas sem revisão por pares nem pelo arXiv, os conteúdos depositados são da inteira responsabilidade dos autores.
OpenDOAR (The Directory of Open Access Repositories)
O OpenDOAR é um diretório de repositórios científicos confiáveis (repositórios de publicações, imagens, dados de investigação, etc.) em acesso aberto.
RUN (Repositório da Universidade Nova de Lisboa) – Organiza e preserva os resultados da produção científica e académica da NOVA, dando visibilidade e aumentando o impacto da investigação desenvolvida na Universidade NOVA de Lisboa.

RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) - Agrega e disponibiliza os conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D, assim como no Oásis (Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto).
O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações.
![]()
A Biblioteca Comum é uma plataforma nacional de informação bibliográfica das Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior e de Investigação, disponível em acesso livre para todos os cidadãos.
Funciona como agregador dos recursos bibliográficos das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia e um ponto único de pesquisa bibliográfica, vocacionado preferencialmente para as comunidades científica e académica.