A comunidade académica da NOVA FCT tem acesso a vários recursos de informação científica em suporte digital – ebooks e revistas. O acesso é feito através do IP (no Campus) ou por VPN (fora do Campus) fazendo uso das credenciais de acesso ao CLIP.
A comunidade tem, também, acesso ao NOVA Discovery um serviço centralizado que permite pesquisar, simultaneamente, em todos os catálogos bibliográficos das UOs da NOVA, no RUN – repositório da NOVA e na B-On.
A B-On disponibiliza o acesso ilimitado e permanente ao texto integral de milhares de periódicos científicos e e-books de várias editoras científicas de referência.
Editoras e recursos incluídos na B-On aqui
A Web of Science (também acessível via B-On), agrega um conjunto de bases de dados com milhares de publicações periódicas de várias áreas científicas.
Estas bases, disponibilizam instrumentos de análise de citações que permitem determinar a importância relativa das publicações em cada área científica.
A Scopus é uma base de dados de resumos e citações de revistas científicas para áreas como: ciências, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades.
A Cambridge University Press publica conteúdos académicos desde 1534.
Através da coleção Cambridge Core, pode aceder a revistas científicas, monografias e obras de referência. Pode consultar os títulos aqui
A Universidade NOVA de Lisboa fez um acordo transformativo com a Cambridge University Press, através do qual os investigadores da NOVA poderão publicar, em revistas abertas ou híbridas da mesma coleção, sem custos de processamento de artigos (APCs).
Através do catálogo de Biblioteca, pode aceder às coleções de e-books de Matemática e Estatística da Springer, dos anos de 2005 a 2024. Estas coleções contêm milhares de títulos nas áreas de: Análise, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Computacional, Processos Estocásticos, História da Matemática, Equações Diferenciais, Física Matemática, Teoria dos números, entre outras.
A SpringerNature Experiments é uma base de protocolos laboratoriais que disponibiliza mais de 80 000 protocolos de laboratório editados desde 1980, passo a passo. Todos os anos são acrescentados perto de 2.000 novos protocolos. Agora com uma solução da IA incorporada para a criação de protocolos, a MUSE.
Áreas temáticas abrangidas: Biochemistry; Bioinformatics; Biotechnology; Cancer Research; Cell Biology Genetics; Genetics/genomics; Imaging; Immunology; Infectious Diseases; Microbiology; Molecular Medicine; Neuroscience; Pharmacology; Plant Sciences; Protein Science.
A Sage Premier disponibiliza mais de 1000 revistas de mais de 500 associações académicas e profissionais, nas áreas de economia, ciências, tecnologia, humanidades, ciências sociais e medicina.
A MathSciNet® disponibiliza o acesso a 650 periódicos. Engloba a Mathematical Reviews, que teve início em 1940 e apresenta dados bibliográficos de artigos que remontam ao início do séc. XIX.
Contém mais de 3.6 milhões de itens e mais de 2.3 milhões de links diretos para os artigos originais e permite a pesquisa por dados de citação e por DOI.
DOAJ (Directory of Open Access Journals)
O DOAJ é um diretório de revistas de acesso aberto, de várias áreas científicas e línguas, que cumprem critérios de qualidade como a revisão por pares.
Doab (Diretório de livros de acesso aberto)
O DOAB é um diretório de livros científicos em acesso aberto, com revisão por pares, ajudando os utilizadores a encontrar editoras confiáveis que publicam livros em acesso aberto.
A PubMed Central é um repositório digital de artigos científicos, em texto integral, para as áreas de biomedicina e ciências da vida.
A PubMed é uma base de dados de citações e resumos de literatura para as áreas de biomedicina, ciências da saúde, ciências da vida, ciências do comportamento, química e bioengenharia. A PubMed compreende mais de 30 milhões de citações.
O PubMed fornece adicionalmente acesso a sites relevantes, links para outros recursos de biologia molecular do NCBI.
Scielo (Scientific Electronic Library Online) é uma biblioteca eletrónica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos ibero-americanos. Promove as revistas científicas portuguesas, difundindo mundialmente a produção científica nacional de qualidade.
Em 2015 foi integrada na Web Of Science.
PLoS (Public Library of Science)
A PLOS é uma editora de revistas científicas nas áreas das ciências da vida, da medicina e saúde.
A BMC disponibiliza o acesso a revistas científicas nas áreas de biomedicina, física, matemática e engenharia.
O arXiv® é um arquivo aberto para artigos científicos nas áreas de física, matemática, informática, biologia quantitativa, finanças, estatística, engenharia eletrotécnica e de sistemas e economia. Funciona como uma plataforma de pré-prints e pós-prints em que os autores depositam diretamente os seus trabalhos.
As submissões no arXiv estão sujeitas a um processo de moderação, mas sem revisão por pares nem pelo arXiv, os conteúdos depositados são da inteira responsabilidade dos autores.
OpenDOAR (The Directory of Open Access Repositories)
O OpenDOAR é um diretório de repositórios científicos confiáveis (repositórios de publicações, imagens, dados de investigação, etc.) em acesso aberto.
RUN (Repositório da Universidade Nova de Lisboa) – Organiza e preserva os resultados da produção científica e académica da NOVA, dando visibilidade e aumentando o impacto da investigação desenvolvida na Universidade NOVA de Lisboa.
RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) - Agrega e disponibiliza os conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D, assim como no Oásis (Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto).
O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações.
A Biblioteca Comum é uma plataforma nacional de informação bibliográfica das Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior e de Investigação, disponível em acesso livre para todos os cidadãos.
Funciona como agregador dos recursos bibliográficos das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia e um ponto único de pesquisa bibliográfica, vocacionado preferencialmente para as comunidades científica e académica.