DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #25

12-09-2023

Dica de Ciência Aberta #25

O Fórum GDI surgiu em 2016 de uma necessidade sentida por diferentes intervenientes no domínio da Gestão de Dados de Investigação (GDI) nas instituições do sistema científico nacional. Resulta do desenvolvimento de projetos e infraestruturas de informação e dados de investigação, no âmbito da FCT-FCCN, do projeto RCAAP e de várias instituições de investigação e ensino superior e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta.

Procura congregar a comunidade de investigadores e profissionais envolvidos em atividades de suporte à GDI com o intuito de desenvolver competências técnicas, capitalizar saberes e práticas e promover a coordenação de iniciativas nacionais. Nesse sentido, todos são convidados a conhecer o Fórum, especialmente aqueles que lidam com gestão de dados em instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência, nomeadamente, gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, bibliotecas e arquivos, curadores de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados, gestores de ciência e encarregados de proteção de dados.

Está estruturado em três grupos de trabalho: Formação e Competências para Gestão e Dados FAIR, Repositórios de Dados e Políticas, Estratégias e Recomendações para GDI

Anualmente ocorre um encontro a nível nacional que, este ano, na sua décima edição, ocorrerá nos dias 14 e 15 de novembro na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

O Período de submissão de propostas para Flash Talks e Pósteres está a decorrer até 25 de setembro e as inscrições vão até 03 de novembro. 

Pode saber mais aqui.

 

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.