DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #12

24-01-2023

Dica de Ciência Aberta #12

Planos de Gestão de Dados (PGDs) são documentos que descrevem todo o processo de recolha, tratamento, análise, curadoria, armazenamento e preservação dos dados de uma investigação. São atualmente recomendados por muitas agências de financiamento, como a Fundação para Ciência e Tecnologia, porém a tendência é que, em breve, passem a ser elementos obrigatórios nos projetos de investigação, como é o caso do programa Horizonte Europa.

O Argos nasceu de um esforço conjunto entre o OpenAIRe e a EUDAT, infraestrutura europeia para a gestão de dados, e recebeu financiamento da União Europeia. Recentemente, após um estudo conduzido pela FCCN, foi adotado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para os planos dos projetos que financia. 

Os PGDs criados pelo Argos:

  • São legíveis por máquina;
  • São configurados de acordo com o modelo de diversas agências de financiamento, basta que a mesma seja escolhida no campo específico;
  • Podem ser partilhados para que múltiplos colaboradores possam editar antes da publicação;
  • Podem conter a descrição de múltiplos datasets;
  • Estão integrados com o OpenAIRE, de modo a que diversas informações como ORCIDs e identificadores de projetos possam facilmente ser incorporados nos respetivos campos;
  • Podem ser exportados em .pdf, .docx, .xml e .rda json.

A interface de preenchimento do Argos é bastante simples e amigável, basta fazer login utilizando as credenciais do ORCID, Conta Google, Twitter, Conta OpenAIRE ou perfil EUDAT.

 

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.