DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #9

22-11-2022

Dica de Ciência Aberta #9

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) responde a estas e outras perguntas, pois é um  diretório de revistas de acesso aberto cujos  requisitos se tornaram um padrão para publicação em acesso aberto.

Neste momento o DOAJ inclui mais de 18.500 revistas, das quais cerca de 12.700 não exigem o pagamento de taxas de publicação (Article Processing Taxes - APCs), o que significa mais de 8.200.000 publicações em acesso aberto. A pesquisa pode ser feita pelo título, editor ou ISSN da revista ou por artigo, em todos os campos das publicações ou apenas num deles: título, autor, resumo, palavras chave.

O DOAJ inclui revistas de várias línguas e de todas as áreas de investigação. Alguns dos principais requisitos para estarem indexadas no DOAJ são:

  • Publicar ativamente trabalhos resultantes de investigações científicas, sendo pelo menos 5 artigos de investigação por ano e para as revistas recém-lançadas deve ser demonstrado um histórico de publicação de mais de um ano ou ter publicado pelo menos 10 artigos;
  • Todos os artigos devem passar por processo de revisão por pares antes da publicação. O tipo e os detalhes do processo de revisão devem ser declarados claramente no website da revista;
  • Exibir uma declaração de acesso aberto indicando que está em consonância com a definição de acesso aberto do DOAJ;
  • O texto integral deve estar disponível sem nenhum tipo de barreira ou período de embargo. Portanto, não são aceites revistas que exijam o registo para ler o conteúdo.  No entanto, são permitidos periódicos que cobram pela versão impressa;
  • O DOAJ não aprova o uso de Fatores de Impacto. No entanto, reconhece que o único Fator de Impacto oficial é aquele criado pela Clarivate, assim as revistas indexadas no DOAJ não devem exibir Fatores de Impacto/classificações semelhantes de qualquer outro serviço.

Conjuntamente com estes, há também outros requisitos específicos sobre o website da revista, a existência de um processo de controle de qualidade robusto, bem como para o Licenciamento e Copyright. Para além destes há ainda alguns critérios específicos para determinados tipos de periódicos.

Definição DOAJ de Revista em Acesso Aberto:

Periódico em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho científico concede direitos de uso a outros por meio de uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente) permitindo um acesso livre e imediato ao trabalho de modo  que qualquer utilizador leia, aceda, copie , distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.