DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #6

11-10-2022

Dica de Ciência Aberta #6

O Zenodo é o Repositório Multidisciplinar de Dados em Acesso Aberto, criado em 2013 pelo OpenAIRE e pelo CERN.

O nome Zenodo deriva de Zenodotus, o primeiro Bibliotecário da Antiga Biblioteca de Alexandria e “pai” do primeiro uso registado de metadados, um marco na história das bibliotecas.

Mas o que é um Repositório Multidisciplinar de Dados em Acesso Aberto?

Um repositório de acesso aberto, ou repositório aberto, é uma plataforma digital que armazena documentos e permite que os utilizadores acedam ao conteúdo lá armazenado ou pelo menos aos metadados destes, especialmente destinada ao acesso imediato a trabalhos de investigação científica.

Estes repositórios podem ser:

  • Institucionais: Armazenam, preservam e dão acesso à produção intelectual das instituições, sejam documentos administrativos, sejam as publicações resultados de atividades científicas, especialmente as teses e dissertações.
  • Temáticos ou Disciplinares: Reúnem conteúdos de disciplinas ou assuntos específicos.
  • Multidisciplinares ou Generalistas: Seu conteúdo abrange mais de uma disciplina ou área do conhecimento

Sejam institucionais ou disciplinares, os repositórios podem armazenar qualquer tipo de conteúdo digital, de acordo com os formatos de ficheiros suportados pelo software em foram construídos.

Com a recente vaga de disseminação de dados, passou a existir também a necessidade de plataformas próprias para os dados de investigação, muito diversos nos seus formatos, tipos e tamanho.  Algumas instituições de investigação começaram a fazer adaptações nos seus repositórios institucionais ou mesmo a criar novos repositórios para armazenar os dados de investigação, dando origem aos repositórios de dados, que podem ser institucionais, temáticos ou multidisciplinares.

Assim, o Zenodo é uma plataforma destinada a armazenar, preservar e dar acesso aos dados provenientes de investigações das mais diversas áreas do conhecimento, que pode tanto ser utilizada como agregador dos dados durante a investigação, com acesso restrito apenas aos investigadores, e posteriormente ao término da investigação, para partilhar os dados e/ou mesmo as versões preprint das publicações.

The digital revolution has necessitated a re­tooling of the scholarly processes to handle data and software, but this is proceeding at varying speeds across different communities, disciplines, and nations. To ensure no one is left behind through lack of access to the necessary tools and resources, Zenodo makes the sharing, curation and publication of data and software a reality for all researchers. (About Zenodo).

  • A interface web do Zenodo é simples e complementada por uma API que permite que ferramentas e serviços de terceiros usem o Zenodo como backend no seu fluxo de trabalho.
  • O Zenodo permite a identificação e individualização de todos os dados da investigação arquivados, pois seus registos são citáveis ​​e as informações de citação são passadas para o DataCite e para os agregadores académicos, permitindo a encontrabilidade dos registos.
  • Através do OpenAIRE pode-se integrar os dados arquivados no Zenodo nos relatórios de diversas agências de financiamento europeias.
  • Pode, igualmente, contribuir para o processo de avaliação e validação da investigação, pois os dados de investigação armazenados ao longo do processo de trabalho podem, em segurança e de forma restrita, ser partilhados com os revisores.
  • Em concordância com os princípios FAIR e com as diretrizes da UE, o Zenodo permite que os dados sejam “tão abertos quanto possível e tão fechados quanto necessário”, de modo que sejam abertos para promover a reutilização, mas ao mesmo tempo “fechados” quando necessário para salvaguardar a privacidade dos sujeitos, pois permite que os dados sejam embargados e mostrem apenas os metadados.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.