DAG

Biblioteca

Como publicar em acesso aberto na Elsevier

11-10-2022

Como publicar em acesso aberto na Elsevier
Por motivos inteiramente alheios à b-on, a sessão de informação de hoje organizada pela Elsevier destinada a autores/investigadores está ADIADA para o próximo dia 26 de outubro às 14h.
 
A Biblioteca informa que no dia 17 de outubro às 14h se realiza a Sessão de Informação b-on: Como publicar em acesso aberto na Elsevier
 
Esta sessão será apresentada em inglês e tem como objetivo esclarecer os autores acerca do procedimento de publicação, elegibilidade de pedidos e workflow/author journey associado ao acordo b-on em vigor.
 

Link da sessão aqui.

 

 

No seguimento da recente entrada em vigor do novo acordo entre a b-on e a Elsevier, foi acordado entre ambas as partes os seguintes procedimentos:

 

  • Artigos de acesso aberto em revistas híbridas que sejam elegíveis para isenção de APC à luz do novo acordo e que tenham sido faturados em 2022 estão a ser alvo de emissão de notas de crédito que anulam a fatura anteriormente emitida. Qualquer pagamento que tenha já sido feito pelo autor ou pela sua instituição será reembolsado pela Elsevier (o reembolso é feito pela mesma via e para a entidade que efetuou o pagamento).

 

  • Artigos em revistas de acesso aberto que não tenham beneficiado do desconto de 10% em APC serão novamente faturados por forma a corrigir o valor (o reembolso da diferença é feito pela mesma via e para a entidade que efetuou o pagamento).

 

  • Os autores de artigos que tenham sido publicados em acesso fechado em 2022 antes da data de entrada em vigor do novo acordo e que seriam elegíveis para isenção de APC à luz do novo acordo estão a ser contactados pela Elsevier com a possibilidade de alterar o acesso do seu artigo para acesso aberto. Nesses casos o artigo volta a entrar no workflow do autor e a sua validação ocorre ao nível da plataforma EOAP.