DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #Especial

20-09-2022

Dica de Ciência Aberta #Especial

A Biblioteca informa que já estão em vigor os três primeiros acordos transformativos para publicação em Acesso Aberto, negociados pela B-ON.

Os acordos transformativos são negociações dos contratos com as editoras científicas, participantes da B-On, de modo que as publicações passem a cumprir os mandatos de Acesso Aberto previstos pelo Plano S.

Neste mês a B-On informou que já foram negociados os contratos com doze dos editores e em breve seguir-se-ão os restantes. As informações e detalhes dos acordos, já em vigor, firmados com a Elsevir, a Emerald e a Willey podem ser consultadas aqui.

 

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.

 

INFORMAÇÃO ENVIADA PELA B-ON NO DIA 13/10/2022

No seguimento da recente entrada em vigor do novo acordo entre a b-on e a Elsevier, foi acordado entre ambas as partes os seguintes procedimentos:

  • Artigos de acesso aberto em revistas híbridas que sejam elegíveis para isenção de APC à luz do novo acordo e que tenham sido faturados em 2022 estão a ser alvo de emissão de notas de crédito que anulam a fatura anteriormente emitida. Qualquer pagamento que tenha já sido feito pelo autor ou pela sua instituição será reembolsado pela Elsevier (o reembolso é feito pela mesma via e para a entidade que efetuou o pagamento).
  • Artigos em revistas de acesso aberto que não tenham beneficiado do desconto de 10% em APC serão novamente faturados por forma a corrigir o valor (o reembolso da diferença é feito pela mesma via e para a entidade que efetuou o pagamento).
  • Os autores de artigos que tenham sido publicados em acesso fechado em 2022 antes da data de entrada em vigor do novo acordo e que seriam elegíveis para isenção de APC à luz do novo acordo estão a ser contactados pela Elsevier com a possibilidade de alterar o acesso do seu artigo para acesso aberto. Nesses casos o artigo volta a entrar no workflow do autor e a sua validação ocorre ao nível da plataforma EOAP.