Códigos QR

O que é um Código QR?

Os QRs (quick response codes ou códigos de resposta rápida) são gráficos 2D que permitem aceder ao conteúdo de páginas WEB, através da captação de imagem. O link para as páginas WEB é acionado automaticamente quando a imagem é captada por um smartphone, tablet ou computadores com webcam, desde que equipados com aplicações de leitura e acesso à internet.

 

Porquê QR´s na Biblioteca?

A Biblioteca pretende facilitar o acesso à informação sobre os seus recursos e serviços e as suas atividades. Nesse sentido está a colocar códigos QR em pontos-chave.

Catálogo: Estão a ser associados códigos QR a todos os registos bibliográficos cujo texto esteja disponível, em acesso aberto, na WEB. Desta forma é possível descarregar o documento para leitura posterior.

Estantes: Em pontos estratégicos das estantes existem códigos QR que permitem fazer, no local, pesquisas no catálogo da Biblioteca, no RUN - Repositório Institucional e na B-On.

Obras de arte: As tabelas junto às peças de arte, que pertencem ao acervo da FCT, têm um código QR associado que permite consultar infromações sobre o artista e a exposição onde a peça esteve exposta.

Agenda: O código QR junto ao auditório permite consultar, semana a semana, todas as atividades realizadas na biblioteca.

Espaços: Os códigos QR remetem para informação sobre utilização de espaços específicos (gabinetes de trabalho e Laboratório de Design e Inovação).

 

Como ler códigos QR

1. Instale um leitor de códigos QR no seu smartphone. Seguem-se alguns exemplos de aplicações específicas para determinados smartphones:

  • iPhone e iPad (i-nigma)
  • Android (Barcode Scanner)
  • Blackberry (QR Code Scanner Pro)
  • Nokia (Mbarcode)

2. Faça o scan do código QR com a aplicação instalada para aceder à informação

Leituras Científicas

Título:
 Plastic Ocean

Outras Leituras

 

Título:
 O Homem que Corrompeu Hadleyburg