DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #27 - O ZENODO mudou

28-11-2023

Dica de Ciência Aberta #27 - O ZENODO mudou

O Zenodo, criado em 2013 pelo OpenAIRE e pelo CERN, é um Repositório Multidisciplinar de Dados de Investigação em Acesso Aberto. Pode conhecer mais sobre o ZENODO aqui.

Desde o seu lançamento, tornou-se vital para aqueles que não têm acesso à infraestruturas ou ferramentas necessárias para partilhar o seu trabalho de investigação, além disso, permite a criação imediata de um DOI para conjuntos de Dados de Investigação, softwares e outros resultados científicos.

Agora, após 10 anos em funcionamento, o ZENODO está a atualizar-se, passando de “apenas” um repositório para uma plataforma de colaboração científica. Esta atualização vai disponibilizar mais funcionalidades para a comunidade científica. 

As principais novidades são:

  • Comunidades: 

O recurso Comunidades permite que publicações de uma mesma área ou que estão relacionadas entre si sejam agrupadas. Este recurso passa a permitir vários curadores para uma mesma comunidade; e uma etapa para revisão dos dados depositados. Além disso, os curadores agora podem editar os registos das suas comunidades.

  • Partilha: 

Podem ser partilhados registos para revisão confidencial por pares, ativar solicitações de acesso ou simplesmente criar um link de visualização.

  • Depósito: 

O formulário de upload tem melhorias de usabilidade, entre as quais: selecionar o ficheiro que deve ser visualizado por padrão, preenchimento automático dos autores através da interação com o ORCiD e das afiliações através da interação com o Research Organization Registry (ROR).

Além destas, há muitas outras melhorias. Pode ler mais aqui e aqui.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.