DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #Especial Plano S

17-10-2023

Dica de Ciência Aberta #Especial Plano S

Em 2016, os Ministros da Ciência e Inovação da UE decidiram que todas as publicações científicas europeias deveriam estar imediatamente acessíveis online até 2020. Como resultado dessa decisão, um grupo de organizações nacionais de financiamento da investigação, com o apoio da Comissão Europeia e do Conselho Europeu de Investigação (ERC), anunciou o lançamento da cOAlition S, uma iniciativa para tornar realidade o acesso aberto total e imediato a publicações científicas. Em 2021, a cOAliation S criou o Plano S, que está a ser implementado nos países signatários, entre os quais Portugal.

Entre as iniciativas do Plano S está a Estratégia de Retenção de Direitos, isto é, as organizações signatárias da cOAlition S deverão passar a exigir que uma licença Creative Commons Attribution (CC BY) seja atribuída ao manuscrito ou à versão final aceite para publicação.

Esta estratégia permite aos investigadores a liberdade de submeter manuscritos para publicação nas revistas que queiram, mesmo as que sigam o modelo de subscrição, e permanecer em conformidade com o Plano S.

Este requisito aplica-se a artigos resultantes de projetos de investigação que tenham sido total ou parcialmente financiados por agências signatárias do Plano S.

Para perceber melhor esta estratégia e outros aspetos da publicação em Acesso Aberto, conforme proposto no Plano S, inscreva-se e participe da sessão “Publicação em Acesso Aberto e Retenção de Direitos” com Miguel Andrade, jurista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorre amanhã (18/10) às 14h30 no auditório da Biblioteca.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.