DAG

Biblioteca

Dica de Ciência Aberta #10

06-12-2022

Dica de Ciência Aberta #10

O Directory of Open Access Books (DOAB) indexa livros científicos, com revisão por pares, em acesso aberto. Permite identificar editoras confiáveis de livros em acesso aberto.

Atualmente inclui mais de 62.000 livros, em acesso aberto, publicados por mais de 600 editores, entre os quais diversas editoras de Universidades.

O DOAJ inclui livros em várias línguas, publicados em diversos países e de todas as áreas científicas. Para estar no DOAB, os editores têm que cumprir com alguns requisitos: publicar sob uma licença de acesso aberto, como a Creative Commons,  revisão por pares independente e atribuição de um DOI ao livro.

Para além destes, há alguns outros requisitos que se relacionam com os princípios propostos pela Open Access Scholarly Publishing Association (OASPA).

Graças aos padrões de interoperabilidade, as citações dos livros podem ser automaticamente exportadas para gestores como o Endnote e o Zotero.

A pesquisa pode ser feita em campos como: Título, Autor, Editora, Financiador, Assunto, Coleção e ISBN. Também se pode navegar pela coleção completa, aplicando filtros com os campos identificados acima.

Conheça mais Dicas de Ciência Aberta aqui.