DAG

Biblioteca

Webinário

15-10-2021

Webinário | Open Science in Horizon Europe

A Ciência Aberta é uma política prioritária para a Comissão Europeia e a abordagem padrão à investigação académica ao abrigo do novo Programa-Quadro Horizonte Europa, uma vez que melhora a qualidade, eficiência e capacidade de resposta da investigação.

Ao partilharem o mais cedo possível durante o processo de investigação o conhecimento e os dados que daí advêm, os investigadores estão a ajudar à difusão do conhecimento mais actual. Do mesmo modo, quando parceiros da academia, da indústria, assim como autoridades públicas e grupos de cidadãos são convidados a participar no processo de investigação e inovação, a criatividade e a confiança na ciência são exponenciadas. 

Que novidades podemos encontrar no Horizonte Europa no que respeita a Ciência Aberta? Que novas práticas são valorizadas pelos avaliadores? Que regras e obrigações são estabelecidas no novo modelo de acordo?

Alea López, da unidade de Ciência Aberta da Comissão Europeia, irá abordar este e outros assuntos, particularmente relevantes para todos os investigadores e gestores de ciência que pretendem submeter e gerir projectos ao abrigo do Horizonte Europa.

Inscrições aqui.

Organização: Grupo de Trabalho para a Ciência Aberta na NOVA FCSH

Alea López de San Román é Policy Officer na Direcção-Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia. Alea trabalha na unidade de Ciência Aberta, onde contribui para o desenvolvimento e implementação da política da UE para o acesso aberto de resultados científicos. Antes de começar a trabalhar na Comissão Europeia, Alea coordenou o grupo de políticas sobre Informação e Acesso Aberto na Liga de Universidades Europeias de Investigação (LERU). É formada em Direito, Ciências Políticas e Gestão Pública pela Universidad Carlos III. Tem também um Mestrado em Assuntos Internacionais (Universidad Pontificia de Comillas) e outro em Estudos Europeus (KU Leuven). As suas áreas de especialidade incluem Relações Internacionais, Diplomacia de Ciência da UE, Acesso Aberto e Política de Investigação da UE.