DAG

Biblioteca

Formação Ciência Cidadã: o BioDiversity4All como observatório da biodiversidade nacional

20-05-2020

Formação Ciência Cidadã: o BioDiversity4All como observatório da biodiversidade
 
Patrícia Tiago
 
Investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c).
Doutorada em biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área da ciência cidadã.
Membro fundador do projeto de ciência cidadã - BioDiversity4All – projeto lançado em 2010 e que procura juntar o maior número de pessoas no conhecimento e registo da biodiversidade nacional.
Membro fundador da Associação Europeia de Ciência Cidadã, organização que agrega mais de 200 indivíduos e organizações de 28 países, onde tem tido um papel ativo nos grupos de trabalho de “Política, Estratégia e Governança” e de “BioBlitzes”.
Tem colaborado nas áreas de comunicação e divulgação de ciência e educação ambiental com entidades como o Oceanário de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Sociedade Portuguesa de Botânica ou a Associação Bandeira Azul.
 
A Ciência Cidadã é o envolvimento dos cidadãos nos processos científicos, permitindo-lhes aumentar os seus conhecimentos, o seu sentido de análise e sentido crítico. 
A Ciência Cidadã pode suportar investigação em áreas tão diferentes como a biologia, astronomia, medicina, ciências sociais, clima, entre muitas outras. Para além dos benefícios que oferece aos cidadãos envolvidos, também traz vantagens aos cientistas, gestores e políticos uma vez que ficam com acesso a uma quantidade de dados que, de outra forma, seriam muito difíceis de obter.
Na última década esta área teve um grande crescimento e o número de artigos publicados que se referem, ou usam, a Ciência Cidadã como ferramenta científica, aumentou significativamente.
Surgiram três associações, a nível mundial, com uma ampla base geográfica, para padronizar conceitos e objetivos, unir e melhorar os conhecimentos adquiridos e capacitar os agentes, incluindo educadores, cientistas, gestores de dados, organizações sem fins lucrativos.
Na área da biodiversidade o BioDiversity4All é uma plataforma de ciência cidadã portuguesa, que tem como missão juntar o maior número de pessoas no conhecimento e registo da biodiversidade nacional. Nesta base de dados online, de acesso livre, qualquer cidadão pode contribuir com observações de animais, plantas e cogumelos.
No presente momento esta plataforma tem mais de 6 400 observadores,  que  já  fizeram  mais  de  315 000  observações, de cerca  de 11 000 espécies. 

 

Inscrições aqui.

 

APRESENTAÇÃO AQUI.