DAG

Biblioteca

Recursos Bibliográficos de acesso temporário

15-04-2020

Recursos Bibliográficos de acesso temporário

 

Acessos Temporários a Recursos de Informação/Bibliográficos

 

 

A De Gruyter e os seus editores parceiros, para apoiar as instituições, oferecerem acesso livre digital a milhares de livros impressos mantidos em bibliotecas de universidades e faculdades.

A De Gruyter disponibiliza 75.000 e-books até 30 de junho de 2020.

 

Acesso gratuito a textbooks em formato HTML da Cambridge Histories, Cambridge Companions e Cambridge Elements, até 29 de junho.

Esta coleção de livros didáticos contém mais de 700 títulos de diversas áreas disciplinares como: Informática, Ciências da Terra, Ciências do ambiente, ciências da vida, economia, engenharia, gestão, matemática, física e astronomia, medicina, relações internacionais e outras.

Listas parciais por coleção

Cambridge Companions

Cambridge Histories

Cambridge Elements

A Cambridge Core está a permitir acesso gratuito à investigação realizada sobre o coronavírus. Atualmente, mais de 80 capítulos de livros e artigos de periódicos relevantes estão na coleção, com a inclusão de futuros artigos após a publicação. Acesso aqui.

A Press também se juntou a outros editores e assinou um compromisso para disponibilização de toda a investigação através da PubMed Central e de outros repositórios públicos de literatura científica.

Mais detalhes sobre a resposta à pandemia de COVID-19 do grupo Academic Publishing da Press podem ser encontrados aqui.

 

A Elsevier criou, o Elsevier COVID-19 Information Center e comprometeu-se à disponibilização da investigação publicada através da PubMed Central e da base de dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), permitindo o acesso a textos integrais e “data mining” sem limitações de direitos de autor.

Mais informação aqui.

 

A Springer Nature disponibilizou gratuitamente, até ao mês de Julho, acesso a “textbooks” de referência, em formato de e-book.

Uma série de livros essenciais (cerca de 400 títulos) de todas as áreas disciplinares estão disponíveis gratuitamente para apoiar instituições de ensino superior em todo o mundo.

Listas dos títulos aqui.

Springer Nature Covid19 related research.

A Springer Nature permite o acesso rápido, direto e gratuito à mais recente investigação, evidências e dados, sobre o Covid19, em COVID-19 hub, que inclui mais de 12.000 itens relevantes provenientes de livros e revistas.

Acesso aqui.

A Nature criou um blog, que se encontra em continua atualização sobre coronavírus e uma secção totalmente dedicada à pandemia, no boletim diário, Nature Briefing que pode subscrever para receber atualizações diárias via e-mail aqui.

 

A Springer Nature disponibilizou gratuitamente, até ao dia 31 de Junho, acesso temporário às revistas Nature Protocols e Nature Methods, para além do acesso à Springer Protocols.

Os 3 recursos – Springer Protocols + Nature Protocols + Nature Methods – formam uma solução completa em termos de informação sobre processos laboratoriais.

Para facilitar o acesso conjunto aos 3 recursos deve-se usar a plataforma Experiments aqui

Esta plataforma permite a todos os investigadores das áreas de Biomedicina e Ciências da Vida da Nova pesquisar simultaneamente e obter resultados dos 3 recursos.

  

Supporting Web of Science access during COVID-19.

A Clarivate Analytics está a possibilitar o acesso à base de dados Web of Science e ferramentas relacionadas, como a InCites, e o Kopernio., pelo que disponibilizou guias de acesso e vídeos de apoio para promover a utilização facilitada destes recursos.

A WoS lançou também um site de recursos globais sobre o Coronavírus, com vista ao apoio dos esforços de investigação sobre o COVID-19.

Complementarmente permitiu também, acesso gratuito à cobertura COVID-19 no BioWorld, o boletim diário da Clarivate, dedicado às ciências da vida.