Glossário

Glossário de Termos Biblioteconómicos

Abstract - Denominação dada ao resumo de um artigo duma revista.

Bibliografia - Listagem de citações de livros, artigos de revistas, ou outros materiais que estejam directamente relacionados com um determinado assunto, é normalmente encontrada no final dos livros ou revistas.

Bibliografia anotada - Bibliografia acompanhada de comentários e observações.

Biblioteconomia - Teoria, actividades e técnicas relativas à organização e gestão de bibliotecas, assim como à aplicação de legislação sobre as mesmas.
Arte de arranjar, administrar e conservar uma biblioteca.

Citação bibliográfica - Conjunto de informações, colocadas entre parênteses no interior de um texto como nota em pé de página, no fim do capítulo ou no fim do texto. Permite identificar a obra de onde foram retirados os trechos ou ideias de outrém usados para apoiar ou discutir uma opinião expressa e indicar a sua localização precisa.
A citação bibliográfica obedece a um determinado número de princípios, que interessa conhecer, e que estão definidos na Norma Portuguesa NP405-1 (1994).

Cota - Termo vulgarmente usado para designar a colocação de uma obra; é constituída por símbolos (letras, números ou ambos) e permite encontrá-la na estante; faz a conexão entre o catálogo e a estante. Sinal ou número que serve para classificar as peças de um processo. Nota, citação ou apontamento à margem de um livro. Notação tipográfica.

Dissertação - Documento que apresenta uma investigação e os seus resultados, proposto pelo seu autor para apreciação; em princípio é destinado à obtenção de um grau académico ou de uma qualificação profissional. Também designada por tese ou dissertação académica.

Empréstimo Interbibliotecas - Modalidade que permite o fornecimento de artigos de revistas que não existam na nossa biblioteca, junto de outras instituições e vice-versa.

ISBN - International Standard Book Number - Número que identifica internacionalmente um livro, brochura ou edição de um livro de determinado editor. É um número de dez algarismos ou dígitos, que se apresentam divididos em quatro séries (por um hífen), que tem uma função de identificação e é de composição variável. O significado das séries é o seguinte: identificador do grupo nacional, geográfico, linguístico ou similar indicando onde o livro foi publicado; identificador do editor específico dentro de um grupo; identificador de um livro que identifica um título determinado ou edição de um título na produção de um editor; dígito de controlo - dígito que permite fazer a verificação automática da exactidão do valor e da ordem dos números que constituem o ISBN. É exclusivo e quando o título da publicação, o lugar de edição e o responsável se alteram, obrigam igualmente à alteração do ISBN.

ISSN - Número que identifica internacionalmente cada título-chave das publicações em série. É constituido por um conjunto de oito dígitos impressos em dois grupos de quatro dígitos separados por um hífen precedido por um prefixo alfabético; o último dígito é o da verificação; se este dígito for 10, deverá ser substituído por um X, excepto no caso de não haver resto na divisão pela qual é calculado, caso em que o dígito de verificação será 0. Qualquer mudança de título implica sempre a atribuição de um novo ISSN. No nosso país os pedidos de atribuição de ISSN devem ser dirigidos ao Centro Nacional ISDS.

LCC - Library of Congress Classification - Classificação usada pela Biblioteca do Congresso dos E.U.A, que divide o conhecimento humano em 21 grandes classes e baseia-se num sistema de cotação alfanumérico.

Material Não-livro - Documentação de biblioteca que se apresenta sob uma forma que não a de um livro (diapositivo, vídeo, disco, postal cassete, cartaz, etc).

Monografia - Publicação contendo texto e/ou ilustrações apresentados em suporte destinado à leitura visual, completa num único volume de conteúdo unitário ou a ser completada num número determinado de volumes. Publicação monográfica.

Periódico - Designação dada à obra ou publicação que aparece em tempos determinados; que se renova em tempos fixos ou determinados; publicação que sai em dias fixos. Publicação periódica.

Série - Toda e qualquer publicação unitária que tendo o seu título próprio, possui igualmente um título relacionado com um grupo; pode ser numerado ou não. Volumes numerados por separado dentro de uma série ou publicação em série.

Serviço de Referência - Serviço ou departamento ao qual cabe a tarefa de orientar o leitor no uso de uma biblioteca, arquivo ou serviço de documentação e no aproveitamento dos recursos que podem ser proporcionados pelo acervo existente no próprio local. Dessa orientação faz parte o fornecimento de informações sobre a documentação à disposição, condições de consulta, instrumentos de pesquisa, condições de obtenção de reproduções, etc.

 

Nota: Definições retiradas da obra "Novo dicionário do livro : da escrita ao multimédia" / Faria, Maria Isabel ; Pericão, Maria da Graça

Leituras Científicas

Título:
 Plastic Ocean

Outras Leituras

 

Título:
 O Homem que Corrompeu Hadleyburg